Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,

a que se deu o nome de ano,

foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer se humano se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui por diante vai ser diferente.
Carlos Drumond de Andrade


criadores

criadores
esses somos nós

Capela do Socorro



Avenida de Pinedo é um grande centro comercial. A pessoas que vão ali para encontrar outras e converssar que é uma linguagem verbal uma função expressiva onde o emisor através do diálogo revela sua opinião e emoção e quelas que querem gastar nas diverssas lojas existentes no local, observam diverssos cartazes de promoção, jornais revistas e anúncios que é uma linguagem não verbal e acabam por conssumir bastante. (Plano Geral)





Essa é uma das pontes do Bairro Capela do Socorro em dias de grande movimento há cogestionamentos e barulho de motor, linguagem verbal uma função apelativa das buzinas tentando fazer o tranzito andar e podemos observar os garís que mostram uma liguegem não verbal com um sorrizo um sinal de positivo com os dedos uma função emotiva ou expressiva revelando suas emoções e opiniões,(Plano Geral).



É uma das pontes antigas do bairro,em baixo a ciclovia e o trilho dos Trens a pixação na ponte é uma linguagem não verbal função expressiva,quando o Tem passa é uma linguagem verbal e fática pois mostra que o trem té funcionando com o barulho do motor, o homem andando de bicicleta e cantando é uma linguagem verbal e função poética mostrando menssagens imaginativas valorizando combinasções(plano Geral).

Cruzamento da avenida M'boi Mirim com a avenida de Pinedo em um dia de chuva muito forte ouve um ponte de alagamento a linguagem não verbal fica explicita (não utrapasse)função emotiva com o olhar de tristeza dos motorista e pedestres que por ali passavam também à linguagem verbal função expressiva dos motoristas chingando e reclamando de tudo o que estava acontecendo(Plano Geral)



Um dos cruzamento do bairro da Capela do Socorro com um ponto de alagamento vemos pessoas ao fundo se comunicando sobre o ocorrido é uma linguagem verbal na função emotiva pois as pessoas estão indignadas com o acontecido a linguagem não verbal está presente nas placas indicando o nome das ruas e no ônibus e na face das pessoas (Plano Geral)




O bairro do Grajaú é pertencente a Capela do Socoro em um de seus cruzamentos vemos linguagem não verbal função expressiva nas placas das ruas, ônibus, placas de transito e linguagem verbal função expressiva nas buzinas e função poética na arte dos bonécos que sobem a escada da torre(Plano Geral)



Estação Socorro que recebe de todo lugar gente a chorar e a sorrir em Função Emotiva mostrando linguagem não verbal nas expressões e linguagem verbal de pessoas conversando com outras numa Função Emotiva pela entonsção de vóz (Plano Geral).


Estação Interlagos é a única estação com sinalização em outro idioma, vemos na placa uma linguagem não verbal que orienta a população que circula pelo local função expressiva.( plano geral ).





Praça Valdemar Frassetto às margens do Córrego Rio das Pedras é um ponto de encontro para todos os moradores da região que ao se reunirem vemos linguagens não verbais nos rostos das pessoas revelando função expressiva através dos sentimentos e linguagem verbal nas falas função expressiva também na vóz através da entonasção.(plano médio).



Casa de Cultura Palhaço Carequinha é um espaço desenvolvido para atender todas as idades através de cursos e apresentações desenvolvidas por todos que participam do projeto tem linguagem verbal em todas as apresentaçoes função expressiva revelando a opinião das pessoas que encenam vemos a linguagem não verbal função emotiva nas placas nos desenhos e no rosto de quem fala e assiste(Plano Médio)



Na Casa de Cultura Palhaço Carequinha vemos uma linguagem não verbal e função poética através dos quadros pintados pelos alunos que ali frequentam.(plano médio)


Este é um dos pontos do bairro Grajaú onde flagramos essa veracidade do descaso da população que joga lixo em lugar proibido eles não veem a cidade de maneira correta e fazem esta cena acontecer é uma linguagem não verbal uma função referencial passando informações da realidade e função expressiva mostrando a opinião da veracidade(Plano Médio)



Esse É o Hospital do Grajaú São atendidos Onde Diversos Tipos de pacientes com moléstias como Mais Variadas. Vemos uma imgem nd Não Presença de linguagem verbal e referencial Função, Pelo tero da Mensagem informativo. (Plano Médio)




Represa do Guarapiranga que abastece grande parte da população de São Paulo é um lugar também para certas imprudências por parte da população pois muitos desobedecem a linguagem não verbal função referencial por parte das placas que estão no local informando para não pular na água mas é totalmente inginorada como vemos na imagem(Plano Médio)



Essa é uma foto da região da Capela do Socorro vista do alto fica evidente a falta de planejamento nas construções. A imagem mostrada pela foto é um exemplo de linguagem não verbal mostrando a realidade de um lugar mal urbanizado(Grande Plano Geral)



Represa do Guarapiranga não Por do Sol representantes Não Uma linguagem verbal Função poética Revelando Uma menssagem de amor e afeto (Grande Plano Geral)


Simplesmente essa imagem simboliza para essa simples pessoa que aqui escreve os quatro elementos da natureza e o quinto elemento o espirito, da forma em que os prédios e a torre da igreja estão representam da direita para a esquerda, fogo, agua, terra, vento (ar) e espirito. A torre pertence a  capela do socorro igreja que da nome ao bairro e a subprefeitura que o administra.



É um paraíso em meio ao caos de são paulo contudo as grades restringem o acesso a ele. Na mesma subprefeitura onde encontramos problemas com transporte moradia entre outros encontramos esse pedacinho do céu.


.
       Observem o ponto de ônibus por ali passa todo tipo de pessoa a todo momento, contudo não são todos que possuem essa instrutura bem organizada .
       Falando em termos de comunicação é possível identificar na imagem um exemplo de comunição não verbal  pelo qual passamos diariamente sem ao menos percebermos que ela esta se comunicando conosco. Vocês devem estar se perguntando de quem estou falando, não? Pois bem falo  da  faixa de pedestre, não está escrito atravesse aqui porém todas ou pelo menos boa parte da pessoas procuram uma delas para atravessarem a rua isso por associarem a faixa ao gisnificado de '' ÁREA SEGURA PARA ATRAVESSAR'' por tal motivo ela se enguadra nos padrões da comunicação não verbal.  



Imagem Aérea da região da capela do socorro .

      A imagem acima nos da uma visão um pouco mais generalizada da capela do socorro, é possível vermos pontos turísticos como o Autódromo de Interlagos onde são realizadas as corridas de ''formula 1'' e mais acima a represa guarapiranga . A imagem também nos fala que há um deficit de área verde na região, que por sua vez da vazão a uma sequência de outros problemas.
      Progresso e sustentabilidade ambiental ainda não caminhão de mãos dadas.




Imagem Aérea da represa Billings .
A represa Billings juntamente com a Guarapiranga são responsáveis pelo abastecimento hidráulico de milhares de pessoas. Pela imagem se percebe que esse trecho da represe é pouco abitado, contudo o trecho do rodoanel deve levar progresso e destruição para o eco-sistema deste local.
 
 
 
Transporte publico


       Vemos acima um dos ônibus coletivos que circulam na região da Capela do Socorro, apesar de não estar completamente lotado a ilustração já premuni o cotidiano das pessoas, onde não se tem condições  minimas de retornar as moradias de forma confortável, já que os  coletivos circulam com superlotação devido ao não planejamento das linhas de transporte público.


TEORIA  DA COMUNICAÇÃO


BEVAHIORISMO

      Dentro da comunicação o BEHAVIORISMO estabelece  uma relação de causa e efeito que e relacionada ao emissor e receptor. O behaviorismo mantém sua base principal em uma experiência a CAIXA DE SKINNER,  experiencia está que consiste em uma caixa de vidro com dispositivos para acionamento de água e luz, em alguns modelos e possível emitir choques em ratos.
      Tendo em vista essas informações foi escolhida a foto acima, pois se repararmos bem o ônibus é uma caixa de skinner moderna e as pessoas são os ratos que aprendem a apertar o botão da campainha para solicitar parada, o que nos mostra que as pessoas são facilmente condicionadas a praticar determinada ação.



CPTM: Estação de trem de Santo Amaro


 
Mais uma vez nossa ilustração retrata o cotidiano das pessoas, é possível notar a presa rumo ao trabalho ou para melhor dizer para seus afazeres.
    Podemos identifica nesta nesta foto um posicionamento de câmera conhecido como ALTA OU PLONGÈ. Este ocorre quando quando a câmera é colocada acima da posição normal e passa a ter como função narrativa oprimir, diminuir ou enfraquecer os individuos que estão sendo mostrados.



Esta imagem é um prato cheio para falarmos de comunicação. Podemos então iniciar falando de um artificio conhecido como '' PLANO MÉDIO '' este ocorre quando, personagens, objetos ou elementos dominantes da cena são mostrados por inteiro, em nosso caso o que está em foco são os quadros expostos na “ Casa de Cultura Palhaço Carequinha “, uma vez que falei do Plano Médio, creio que posso falar da comunicação verbal que está presente nas legendas das obras, ainda há na imagem a presença da comunicação não verbal nas placas que estão colocadas no poste que se encontram ao fundo da imagem.

TEORIA DA COMUNICAÇÃO
 Walter Benjamin é também um dos membros da escola de Frankfurt, na década de 1930 escreve o ensaio “ A OBRA DE ARTE NA ERA DA REPRODUTIBILIDADE TECNICA ” que consiste em uma investigação e comparação de diferentes culturas no período pré-industrial. Ao analisar de Benjamin a obra de arte possui uma especia de AURA no mesmo sentido de pureza que atribuído a “anjos”.Uma vez que essa obra e reproduzida ela passa por um processo de perda de sua aura ou essência que é visto como negativo contudo essa mesma reprodução gera uma democratização da obra de arte (cultura) e esse processo é tomado como positivo pelo autor.
Analisando o modo de pensar de Benjamin é possível concluir que uma reprodução pode ser boa ou má dependendo unicamente do modo de como e vista.




Essas fotos foram postadas desta forma  pelo simples fato de ocorrer entre elas uma relação, estabelecida não pela comunicação mais pelo nosso sistema econômico e pelos desejos por ele despertados nos indivíduos de nossa sociedade. A comunicação estabelece na foto postada a esquerda  uma relação clara com o comercio, através das comunicações verbais e não verbais presentes nas placas das lojas e ainda há a comunicação  não verbal presente nos  vestidos de noiva. Nesse ponto se estabelece a relação entre as fotos, assim como os vestidos despertam desejo em mulheres que querem se casar, os apartamentos dos prédios da foto ao lado despertam desejo em pessoas que não possuem moradia própria ou mesmo naqueles que possuem sua própria moradia mais pretendem melhorar suas condições de vida. Para entender melhor essa relação leia o texto abaixo que descreve a " TEORIA CRÍTICA segundo Herbert Marcuse ''

TEOIRA CRÍTICA segundo Herbert Marcuse

Herbert Marcuse é membro da escola de Frankfurt, escreveu “ EROS E A CIVILIZAÇÃO” em 1955 e “ O HOMEM UNIDMENSIONAL” em 1964 , influenciou movimentos estudantis na década de 1960 amor livre contra a guerra do Vietnã. Faz críticas aos países capitalista e comunistas por acreditar haver falhas no processo democrático que gera a incapacidade de dar igualdade a todos os cidadãos.
Segundo Marcuse a sociedade industrial, cria falsas necessidades para serem usadas como formas de massificação e as pessoas que estão fora do ciclo de massificados acabam por virar marginalizados da sociedade.
Existem dois tipos de marginalizados os que não querem viver o consumismo e os que realmente não conseguem viver o consumismo.



Antes de tudo é necessário dizer que nosso intuito com essa foto não é de maneira nenhuma dar apoio ou fazer apologia a nenhuma forma de criminalidade ... Não há como não ser tomado de indignação ao comentar  sobre essa  foto, bom é evidente a presençã da comunicação na imagem através da palavras escritas no brinquedo, contudo como já foi dito não é de nosso intuito fazer apologia a formas de criminalidade, pelo contrario é chamar  a atenção para como as crianças podem ser facilmente atingidas pela criminalidade.


Essa imagem relata claramente o dilema de nossa sociedade extremamente capitalista e arrogante que cada vez mais empurra os indivíduos com menos condições para a beira de um abismo sem volta.